10 março, 2006

O começo do fim?


O livro de Clarke

Arthur C. Clarke escreveu "O fim da infância" em 1965, no livro ele apresenta a idéia plausível de que um certo dia faremos sim, contato com uma outra civilização e que esta abordagem será o fim da infância para a humanidade e o começo de nossa mais longa jornada, nossa fase adulta.

Por muitos anos a humanidade se envolve em pesquisas e buscas das mais variadas para encontrar outras civilizações. Existem pessoas que buscam aliens aqui mesmo, na terra, até eu já fui um destes, um ufólogo. Minha experiência neste campo me trouxe mais perguntas que respostas. Também existem pessoas que buscam vida alienígena através de uma metodologia mística, de uma busca interior, ação esta que também apresenta questionamentos dos mais duvidosos. Outras pessoas vão para a pesquisa científica, constroem naves, radiotelescópios, sonda, também querendo responder grandes perguntas.


Fissuras ou canais de água?

Ontem, quinta-feira, a sonda norte-americana Cassini, explorando uma das luas de Saturno nos apresentou o que pode ser a primeira evidência clara de que estamos mais próximos de saber se realmente estamos sozinhos ou acompanhados no cosmos.


O vapor que sai de Enceladus no futuro pode provocar a formação de uma atmosfera.

A sonda fotografava a lua Enceladus e, analisando as imagens, cientistas da Nasa identificaram bolsões de água alguns centímetros abaixo da superfície. Também identificaram depressões na superfície que evidenciam a existência de fissuras ou canais de água e o mais surpreendente, a sonda fotografou vapor de água sendo expelido do interior do planetóide, ou seja, existe um processo vulcânicos ativos naquela lua. O que tudo isso significa? Significa que ali provavelmente tem vida biológica!


Mais canais!

A existência de água em estado líquido já era uma grande descoberta, quando se detectou o processo vulcânico, imediatamente se cogitou a possibilidade de haver vida microbiológica se formando ou em formação abaixo da superfície da lua. Se todas as expectativas quanto a descoberta se concretizarem, teremos a primeira confirmação de que a vida não é exclusividade de nosso planeta e que certamente em outros sistemas solares ela também se desenvolveu ao ponto de produzir uma existência inteligente em algum ponto do espaço profundo.


Vamos dar uma olhadinha em Saturno ainda hoje!

Será a confirmação de que o universo ainda se insemina? Serão estes dias os mais fantásticos da humanidade? Estou excitadíssimo com toda esta novidade e, o melhor, viver esta história ao lado do meu filho é emocionante.

Hoje pela manhã foi assim, pai e filho grudados na tv, vendo a reportágem sobre a Encedalus com Jeanzinho dizendo: "papai, vamos ver isso logo, no telescópio?". Caralho, tem coisa que vale a pena! Estou de olho no espaço!

2 Comments:

Blogger marcio castro said...

está mais interativo este blog hein? milagres das cameras digitais...

aliás, estou esperando a linha de comando ....

8:20 PM  
Blogger Mapie said...

narre suas descobertas a nós que não temos telescópios.
;)

9:52 AM  

Postar um comentário

<< Home