30 maio, 2006

Este aqui vai pro amigo Mário Bortolotto

Conheço o Bortolotto desde o começo dos anos 90, eu vivia no Centro Cultural São Paulo, ele encenava peças por lá. Meu posto avançado era no Bar Cultura, lugar da plebe rude paulistana que arrasava de domingo a domingo, mas principalmente nas Terças, quando rolava o famigerado Terça Blues no mesmo CCSP. Um dia sentamos na mesma mesa de bar e a amizade começou. Depois que me mudei de Sampa para André, a frequência de contato minguou, mas o respeito continua. Mário tem uma cacetada de peças, eu acho que já assisti umas 15, que não é nem a metade de todo o repertório do Cemitério de Automóveis, grupo de teatro que ele arregimenta. Bortolotto não nega sua admiração por Jack Kerouac, tem até uma peça onde encarna o escritor Beat. Ontem, fuçando no You Tube, dei de frente com três videos do Jack e sua canalha e logo pensei, isso o Marião tem que ver. Então, camarada, aí vai, para o seu deleite e de todos que apreciam a Beat Generation.
















Este video apresenta o Jack Kerouac lendo um trecho do On the Road. O entrevistador toca um piano enquanto o escritor manda bala. É impressionante a carga emocional que ele apresenta na leitura, notem a cara, os olhares do Kerouac.
Este é o link: http://www.youtube.com/watch?v=kQZ9Lv5pwwk

















Aqui rola um documentário sobre o Kerouac. Poetas e amigos falam sobre o cara. Ele também bate um papo com o Poeta Allen Ginsberg, autor do extraordiário "Uivo".
Este é o link: http://www.youtube.com/watch?v=5JwS36Sbzzs

















Este aqui é um filme com toda a trupe da Beat Generation, todos bem novos, querendo descobrir o que é santo! Este é o link: http://www.youtube.com/watch?v=GtmpcP65SFo

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Valeu, Jairão. Grande abraço.

7:04 PM  
Anonymous Anônimo said...

Caramba! Tudo bem, vc é um grande amigo do Bortolotto, mas o presente acabou sendo para todos nós. Peço licença, pois preciso colocar estas dicas e linkar teu blog no meu site. VAleu, camarada!

9:01 PM  
Blogger Marcelo Salomão said...

Cara, tô lendo seu blog aqui e achando bem legal.

Gostei dessa sequência dos posts "derrotista". A do mendigo doeu.

Vou linkar você no meu blog, aí fica mais fácil aparecer aqui.

2:50 AM  

Postar um comentário

<< Home