24 julho, 2006

Voi G8... noi 6.000.000.000


Artista: Desconhecido. Título: Cidade Boubou em dia de sol!

2001 foi um ano singular, o movimento anticapitalista estava organizado, recrudescia o anarquismo, a esquerda latino-americana se agitava com a possibilidade de ocupar o poder, os hakers tornavam-se ativistas políticos e até um certo Fórum Social Mundial surgia como experimento inovador na busca de soluções para os principais problemas do povo pobre.
Foi um ano excitante, cheio de possibilidades, eu criei o site contra-informação, a bandeira preta com o A de ponta cabeça já tinha me conquistado, estive em Porto Alegre, travei intercâmbio com as mais diversas organizações de esquerda do planeta, escrevi manifestos, rompi com muitos paradigmas e assim tudo foi fluindo, parecia que sabíamos como derrotar o porquinho capitalista.

Another world is possible

Sim, um outro mundo era possível, a juventude que antes se abastava com respostas econômicas a respeito da política e via em partidos como o PT, PCdoB e PSTU a porta de entrada para a participação política começou a se emancipar. As respostas destas organizações não estavam bastando e a molecada saiu fora, foi se organizar em coletivos, em ONGs, em comunidades na periferia, sacou o Hip-Hop. A turma voltou a falar de capitalismo, conheceram palavras novas, mega-corporações, transgênicos. Foram pra rua marchar pela liberação do fumo.

Agora chega!

Tudo ia bem, tudo azul, mas a contra-onda se avizinhava e, quando chegou, chegou tocando o terror! A tal da contra-onda partia naturalmente dos donos do mundo, encarnados em uma sigla ameaçadora, o G8. E tinham um encontro em Gênova, no mês de Julho de 2001. Vamos medir forças? 300 mil manifestantes de todas as partes do planeta se mandaram para a Itália. Eles achavam que daria certo, que ganhariam, mas esqueceram que o porquinho capitalista mata, prende, esfola! E foi isso que aconteceu, e já se foram 5 anos. O G8 acertou um golpe contundente no movimento anticapitalista e logo depois, no mesmo ano, veio o 11 de Setembro. O mundo virou mais uma vez um vespeiro e a vitória ainda não chegou. Saldo dos tempos: eles continuam sendo o G8, nós 6 bilhões. Continuamos fudidos! Saiba como andam as coisas em Gênova no site do CMI Brasil.