30 agosto, 2006

Eu fui salvo pela ficção científica


Líder Optimus, "o cara"

Todas as quintas-feiras, no canal Discovery, rola um programa intitulado "Salvo pela ficção científica", que mostra bem o que é ter a cabeça voltada para as possibilidades infinitas que este gênero nos apresenta. Ontem, ao ver a propaganda do referido programa, perguntei pro meu filhote se ele foi salvo pela FC. Ele demorou pra responder, quando abriu a boca, disparou: "só um pouquinho".
Eu, diferentemente, fui salvo por completo. Tudo começou em 1986, quando ví pela primeira vez o desenho animado TRANSFORMERS, que atualmente está sendo filmado lá no império, obviamente. A estréia é prometida para julho de 2007.
Como bem diz Robert Anton Wilson no prefácio do livro "Futuro Proibido", "a realidade é uma muleta para quem não consegue lidar com a ficção científica". TRANSFORMES são prova disso tudo. Apesar do velho conflito entre civis e militares, o desenho conseguiu um êxito gigantesco ao incutir, soprar em máquinas impiedosas, todos os conflitos humanos.
A história dos TRANSFORMERS é confusa, existem várias sagas diferentes, que contam origens diferentes para os personagens, mas resumindo, tudo começa no planeta Cybertron quando operários, os Autobots, liderados pelo sensacional e idealista Líder Optimus, se rebelam contra os militares Decepticons, arregimentados pelo maléfico Megatron.
Em menor numero, os Autobots embarcam em uma nave e, perseguidos pelos Decepticons, ambos os grupos acabam caindo na terra, ficando desativados por mais de 4 milhões de anos.
Em 1984, uma erupção vulcânica reativa a nave dos Decepticons, que envia até a atmosfera um satélite para analisar o planeta. O artefato descobre que o lugar é rico em fontes de energia, além de possuir inúmeras formas mecânicas. A nave então reconfigura os robôs, camuflando-os, dando a eles formas de aparelhos comuns na terra, como aviões, tanques e caminhões. Redivivo, o maligno Megatron decide então explorar a o planeta azul e seus recursos naturais. Temendo que os Autobots também se avivassem, ele ordena que a nave dos operários seja destruída, ordem porcamente obedecida por seus capangas pois, com o impacto da explosão, Líder Optimus cai sobre o mecanismo de reativação e também recobra a existência, logo ativando seus comparsas. Assim, se reinicia a batalha entre os operários Autobots e os militares Decepticons, que é foda pra caralho!
O movie promete, tem um filmete muito bacana rolando na rede. Resta torcer para que os americanos não transformem os TRANSFORMERS em mais uma patriotada. Mais uma observação, este sim é um filme digno de muitos, centenas de efeitos especiais!