03 abril, 2009

O espetáculo "Lênin", baseado no conto de Rauda Graco, estará em cartaz no Teatro Conchita de Moraes – Galpão, em Santo André




Um homem, vivendo no século XXI, decide viajar no tempo com o propósito de entregar um presente para um líder num sindicato em São Bernardo do Campo que, segundo ele, foi responsável pelo desperdício de sua juventude nos anos noventa. Porém, durante a jornada, começa a desconfiar que a ação de modificar o passado para alterar o presente pode ser uma tentativa fracassada de revolução.

Este é o enredo de Lênin, criação teatral do Núcleo Zona Autônoma, dirigido por Marcio Castro. A montagem, baseada no conto de Rauda Graco, enfoca este homem desiludido que parte na tentativa desesperada de mudança do cenário político em uma viagem no tempo, que no final das contas, pode simplesmente não passar de uma viagem introspectiva, onde ele lida com as suas próprias frustrações ideológicas.

Em cena, os atores Guilherme Santos e Talita Talissa se servem da estética do teatro épico, aliada a outras expressões e pesquisas artísticas, como a dança e a performance para contar a história. A proposta de intervenção tem como influência o pensamento de Hakim Bey (pseudônimo de Peter Lamborn Wilson) em seu livro intitulado TAZ – Zona Autônoma Temporária. Neste sentido toda a encenação se baseia na proposta de interferência rápida no espaço de representação, como também o cenário e os figurinos, onde tudo o que há em cena é possível levar nas mãos e mochilas, para desta forma montar e desmontar em curtíssimo tempo.

Lênin
Direção: Marcio Castro
Elenco: Guilherme Santos e Talita Talissa
Baseado no conto Vladimir Ilith Lênin, de Rauda Graco
45 minutos.

Onde: Teatro Conchita de Moraes – Galpão.
Praça Rui Barbosa, s/n, Bairro Santa Teresinha, Santo André - SP
Quando: De 04 a 26 de abril. Sábados e Domingos às 18h30.
Entrada Grátis

Lotação: 40 lugares
Informações:
(11)4996-2164 (administração do teatro)

FONTES:
Guilherme Santos e Marcio Castro

Link para a matéria