26 janeiro, 2006

Para entender o Fórum

Ano passado, no quinto Fórum, um grande avanço foi dado na tentativa de especificar lutas e bandeiras para o tal do mundo melhor.
O diretor do Le Monde Diplomatique e co-fundador da ATTAC, Ignácio Ramonet, propos uma carta de intenções com cinco prioridades para a humanidade, carta esta batizada de consenso de Porto Alegre. Seguem os pontos:

1. Erradicar a fome.
2. Acabar com paraísos fiscais.
3. Criar um imposto em cima de grandes fortunas e distribuir a renda entre países pobres.
4. Fim da dívida externa de países subdesenvolvidos.
5. Prover água potável a todo ser humano.

Gostaram? pois é, horas depois da ousada proposição de Ramonet, outros dez "intelectuais" de várias partes do mudo ampliaram a listinha, e as cinco coisinhas se transformaram em doze coisonas. A proposta perdeu a seriedade, a objetividade, perdeu o juizo. Seguem os pontos:

1. Anular a dívida externa dos países do Sul.

2. Aplicar taxas internacionais às transações financeiras, aos investimentos diretos no Exterior, aos benefícios das multinacionais, à venda de armas e às atividades que produzem o efeito estufa.

3. Desmantelar progressivamente todas as formas de paraísos fiscais, jurídicos e bancários.

4. Cada habitante do planeta deve ter direito a um emprego, à proteção social e à aposentadoria.

5. Promover todas as formas de comércio justo rechaçando as regras de livre comércio da Organização Mundial do Comércio (OMC).

6. Garantir o direito à soberania alimentícia de cada país mediante a promoção da agricultura familiar.

7. Proibir todo tipo de propriedade sobre conhecimento e seres vivos (tanto humanos quanto animais e vegetais), do mesmo modo que qualquer privatização dos bens comuns da humanidade, em particular a água.

8. Lutar por meio de diferentes políticas contra racismo discriminação, sexismo, xenofobia e anti-semitismo.

9. Tomar medidas urgentes para pôr fim à destruição do meio ambiente e à ameaça das mudanças climáticas graves devido ao efeito estufa.

10. Exigir o desmantelamento das bases militares estrangeiras e a retirada de suas tropas de todos os países, salvo os que atuem com a permissão da ONU.

11. Garantir o direito à informação dos cidadãos mediante legislações que:
a) ponham fim à concentração de veículos em grandes grupos de comunicação
b) garantam a autonomia dos jornalistas
c) favoreçam a imprensa sem fins lucrativos, em particular aos veículos alternativos e comunitários

12. Reformar e democratizar em profundidade as organizações internacionais, entre elas a ONU. Em caso de persistirem as violações da legalidade internacional por parte dos EUA, transferir a sede da ONU de Nova York para outro país.